Azeite e o Atleta

3 Setembro, 2019 Benefícios, Descobre o Azeite

Azeite e o Atleta

As exigências nutricionais que um atleta impõe ao seu corpo podem ser intensas. O aumento da nutrição para que qualquer atleta alcance o seu(s) objetivo(s) é de vital importância. O azeite extra virgem como fonte de energia, antioxidantes e propriedades de recuperação pode ser apenas a melhor coisa que um verdadeiro atleta deve considerar para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Energia

O azeite é uma gordura. Como sociedade, tendemos a associar gorduras a doenças cardíacas e problemas de saúde. A gordura sempre sendo uma coisa má não é verdadeira e o pensamento de uma conotação tão negativa entre gorduras e saúde é o resultado de nossa consciência de saúde incorreta. A discussão sobre gorduras e o que constitui uma gordura boa e uma gordura má é complexa e está além do objetivo deste artigo. Por enquanto, saiba apenas que o azeite é uma gordura e é considerada uma boa gordura, comprovadamente contribuindo para a saúde e longevidade do coração.

Com isso dito, o azeite como uma gordura fornece uma fonte de energia para o nosso corpo. Obviamente, isso beneficia um atleta, pois é observado um aumento no consumo de energia durante níveis mais altos de atividade.

Como atleta, você pode ter certeza de que, ao consumir azeite 100% extra virgem extra de uma fonte confiável, você está realmente abastecendo seu corpo com um suprimento de energia vital..

Antioxidantes

Hidroxitirosol e tirosol são alguns dos muitos compostos fenólicos no azeite. Existem até 5 mg de polifenóis em cada 10 gramas de azeite. Ou seja, apenas uma porção de azeite lhe dá uma poderosa dose de antioxidantes, que seu corpo pode usar e absorver praticamente no local!

Esses polifenóis flavenoides (antioxidantes) dão ao azeite seu sabor distinto, mas o mais importante é ajudar a combater o stress oxidativo que nosso corpo está constantemente a sofrer. Com o aumento da atividade, aumenta a oxidação no nível celular.

Como atleta, negligenciar suas necessidades nutricionais de antioxidantes pode resultar em doenças e lesões. No entanto, para quem não recebe a quantidade adequada de antioxidantes em sua dieta, o potencial de morte e doença prematuras é a verdadeira preocupação.

Uma dieta saudável com o verdadeiro azeite extra virgem pode ajudar a fornecer a todos, ativos ou não, amplos antioxidantes.

Recuperação

Durante o tempo de descanso e recuperação, é possível que um atleta esteja a fazer o maior progresso em seu condicionamento geral. É quando o corpo está no modo de reparo, adaptando-se às atividades e exigências crescentes impostas aos sistemas do corpo. É quando ficamos mais fortes para que no dia seguinte possamos correr um pouco mais ou mais rápido do que hoje. Essa é a ideia por trás da recuperação. Mas se não fornecermos ao corpo o ambiente certo durante a recuperação, deixaremos de aproveitar todos os benefícios de nossos esforços atléticos. Além de simplesmente fornecer antioxidantes ao nosso corpo, o azeite faz coisas incríveis para acomodar outras funções corporais durante o processo de recuperação.

O Olive Oil Times menciona em um artigo intitulado Olive Oil, Athlete Go in Stride:

“Os músculos sofrem durante os treinos e eventos atléticos. Sem uma recuperação adequada, que inclui reparo, fortalecimento e construção muscular, nenhum progresso é alcançado. O azeite também aumenta esse papel. Um estudo de 2009 publicado na revista Lipids mostra que o azeite ajuda as células a absorver o colesterol e convertê-lo em testosterona melhor do que outras fontes de gordura. A testosterona é fundamental para o processo de construção muscular do corpo, além de aumentar os níveis de energia.

As gorduras também são vitais para o desenvolvimento, reparo e construção da densidade óssea, que previne e protege contra fraturas e lesões. O azeite, em particular, tem a composição ideal para a saúde óssea, devido à sua combinação única de ácidos oleico e ácidos graxos poliinsaturados, que trabalham juntos para criar tecido ósseo. Isso é vital para o atleta cujo corpo está constantemente em estado de trabalho e recuperação, permitindo que o corpo se regenere e fique mais forte. ”

Além disso, o azeite de oliva contém naturalmente um oleocanthal químico, que a pesquisa demonstrou que pode inibir a inflamação e a dor como eficazes ou mais que os medicamentos anti-inflamatórios comuns.

Fonte: https://oliveoil4life.wordpress.com/2012/01/18/the-athlete-and-olive-oil/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Award winning creative agency

We are building for tomorrow because tomorrow is the future and we want to make a contribution to the wonderful digital age that is awaiting us.

Cart