Azeite e Chocolate

10 Maio, 2019 Descobre o Azeite

Azeite e Chocolate

O chocolate escuro enriquecido com azeite extra-virgem está associado a um perfil de risco cardiovascular melhorado, de acordo com a pesquisa apresentada no Congresso da European Society of Cardiology.

“Uma dieta saudável é conhecida por reduzir o risco de doença cardiovascular”, disse a autora do estudo, Dra. Rossella Di Stefano, cardiologista da Universidade de Pisa, na Itália. “As frutas e verduras exercem seus efeitos protetores através dos polifenóis vegetais, encontrados no cacau, no azeite e nas maçãs.

Este estudo testou a associação entre o consumo de chocolate amargo enriquecido com azeite extra virgem ocom progressão da aterosclerose em indivíduos saudáveis ​​com fatores de risco cardiovascular.
O estudo randomizado cruzado incluiu 26 voluntários (14 homens, 12 mulheres) com pelo menos três fatores de risco cardiovascular (tabagismo, dislipidemia, hipertensão ou história familiar de doença cardiovascular) que receberam 40 gramas de chocolate amargo diariamente por 28 dias. Durante 14 dias consecutivos, continha 10% de azeite extra-virgem e durante 14 dias consecutivos continha 2,5% de maçã vermelha de Panaia. Os dois tipos de chocolate foram dados em ordem aleatória.

A progressão da aterosclerose foi avaliada por alterações metabólicas (níveis de carnitina e hipurato), perfil lipídico, pressão arterial e níveis de células progenitoras endoteliais (EPC) circulantes. As CEPs são críticas para o reparo vascular e manutenção da função endotelial.

As conclusões foram claríssimas: a junção do chocolate preto com o azeite extra-virgem deu resultados muito mais significativos do que a junção do chocolate preto com a maçã vermelha. Além de o azeite ter diminuido consideravelmente o risco de arteriosclerose (o entupimento das veias que leva a tromboses e ataques cardíacos), provocou também a subida do colesterol bom e a redução da tensão arterial – isto tudo em poucos dias.

Os cientistas acreditam que estes resultados se devem ao aumento das células progenitoras endoteliais que são responsáveis pela reparação e bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Mas isso já me parece conversa demasiado científica para aqui. O que, de facto, importa é que o chocolate preto misturado com o azeite extra-virgem faz bem à sua saúde, reduz o risco de enfartes e diminui a tensão arterial.

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2017/08/170829091038.htm

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Award winning creative agency

We are building for tomorrow because tomorrow is the future and we want to make a contribution to the wonderful digital age that is awaiting us.

Cart